segunda-feira, 14 de março de 2016

Sobre as mulheres na política portuguesa


A 4ª Semana de Comunicação, Artes e Tecnologias encerrou a 11 março com a apresentação do livro Mulheres, Liderança Política e Media, resultado da tese de doutoramento de Carla Martins. A obra foi introduzida por Ana Cabrera, da Universidade Nova de Lisboa e por Teresa Flores, da Universidade Lusófona, que elogiaram o trabalho da investigadora.


Carla Martins, que trabalha na Entidade Reguladora para a Comunicação Social e é professora no Departamento de Ciências da Comunicação da Lusófona, procurou analisar a visibilidade mediática da liderança feminina na política. O estudo centrou-se na cobertura da imprensa de duas mulheres: Maria de Lourdes Pintasilgo, até agora a única “primeiro-ministro” portuguesa, em 1979, e  Manuela Ferreira Leite, primeira ministra das Finanças, em 2002, e primeira mulher a liderar um partido político em Portugal, ao assumir a presidência do PSD, em 2008.

A investigadora demonstra que, apesar da democracia conquistada com a Revolução de 25 de Abril de 1974, as mulheres continuam a ter dificuldade em ascender na hierarquia de poder, e, em particular, na do poder político. E isto, apesar de as mulheres poderem ser “tão competentes quanto os homens na política”, sublinhou Carla Martins.

Rafaela Correia e Ricardo Costa

Sem comentários: