domingo, 13 de março de 2016

ERC promove regulação da presença do género nos média


O equilíbrio entre regulação dos média e criatividade foi o tema da conferência que abriu a última tarde da Semana da Comunicação, Artes e Tecnologias, a 11 de março, na Universidade Lusófona. Moderado por Daniel Cardoso,  professor do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC), o painel contou com Alexandra Figueiredo, Carla Martins e Túlia Marques da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

“São inúmeras as queixas que a ERC recebe por ano”, afirmou Carla Martins, também professora  do DCC. Destas, as relacionadas com questões de género são uma minoria, mas revelam uma tendência de crescimento, cifrando-se em cerca de uma dezena por ano. Carla Martins mostrou exemplos de casos que estiveram na origem de queixas por descriminação de género e recurso a estereótipos sexistas. A publicidade e, maioritariamente, situações registadas em reality shows são os alvos principais.

Alexandra Figueiredo trouxe gráficos que comprovam a desigualdade de representação do género nos média em vários setores da sociedade, como na economia e na política. A técnica de análise mediática deu  a conhecer o plano de ação da ERC, para a promoção da igualdade de género e o combate à violência doméstica nos blocos informativos. Túlia Marques mostrou os meios que a ERC tem para cumprir esse plano, como o sistema Telenews MediaMonitor , que permite analisar os alinhamentos dos blocos informativos.

Patrícia Pereira

Sem comentários: