quinta-feira, 8 de novembro de 2012

“O maior objectivo é agarrar o público”


Walter Dean criador do Comittee of Concerned Journalists.
Walter Dean, jornalista da CBS, deu uma formação aos jornalistas da SIC, Expresso e Visão. O professor do Project for Excellence in Journalism avisou que os desafios dos jornalistas são muitos.

Dean disse que a existência de centenas de estações de televisão tem vindo a deteriorar a qualidade da informação, e fragmentar as escolhas do público. Esta elevada quantidade de informação provocou uma crise nos media e, por isso, é cada vez mais necessário tornar interessantes as notícias importantes.

“Dar às pessoas a informação que elas precisam para tomarem as melhores decisões sobre as suas comunidades, o seu país e o seu governo”, explicou o professor à Visão.

Outro desafio discutido pelos jornalistas foi as notícias que interessam, ou não, ao público. O professor considera que os jornalistas de televisão criaram mitos sobre as audiências e que os tele-espectadores se interessam por poucos assuntos e, especialmente, por notícias sensacionais, coisas assustadoras ou crimes. “Nós, jornalistas, tínhamo-nos tornado muito poderosos e, para ser franco, arrogantes. Éramos tão independentes que nem ouvíamos o público.”

Este desajustamento entre a informação que é dada e a informação que o público quer receber, fez com que a Internet seja a plataforma mais procurada.



Internet vs Edição em Papel

A internet proporciona aos leitores o poder de escolher a informação desejada. “Veja-se o caso de The New York Times, hoje com um milhão de leitores na edição em papel e 22 milhões na Internet”, esclareceu Walter Dean. A Internet contribuiu para a descida de venda de jornais e acabou por dar origem ao jornalismo cívico em muito maior escala.

Esta discussão teve lugar em Outubro, no edifício do grupo Impresa. O país já tinha recebido o jornalista da CBS em Lisboa, para discutir o ‘direito laboral no jornalismo’ e ‘os novos media’, segundo o Fórum de Jornalistas.

Soraia Ribeiro e Mariana Carvalho

Sem comentários: