quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jornalistas desempregados lançam blog de informação


O Ex-Director do Público espanhol, Jesus Maraña, está a criar um blog informativo, juntamente com jornalistas despedidos de vários órgãos de comunicação.

Jesus Maraña foi director do Jornal Público espanhol até a edição impressa ter terminado, no dia 26 de Fevereiro deste ano
Fonte: Google

O projecto chama-se Infolibre e teve o seu primeiro post na passada segunda-feira. De acordo com o blog, o objectivo passa por criar um meio informativo "profissional, independente, livre, honesto e de qualidade". Neste sentido, o Infolibre aliou-se ao site de informação francês Mediapart, por admirar a "sua batalha por um jornalismo independente e de investigação".

O blog surge, tal como o Mediapart, como uma forma de enfrentar a crise, que "ameaça tanto a democracia como o jornalismo". Contudo, apesar de partilharem a mesma filosofia, o blog espanhol tem um plano diferente de sustentabilidade: O Infolibre pretende sobreviver apenas "com as contribuições económicas dos seus leitores", sendo que nem todas as informações serão pagas, ao contrário do que acontece no Mediapart.

Segundo o Público desconhece-se o número de jornalistas envolvidos no projecto, mas sabe-se que foram despedidos mais de 100 trabalhadores, quer no El País, quer no Público espanhol.

 Ruben Gomes e Tiago Rodrigues

Sem comentários: