quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fotojornalista norte-americano absolvido de desobediência à autoridade


O fotojornalista Carlos Miller foi absolvido pelo tribunal do condado de Miami-Dade, no estado da Flórida, depois de ter sido acusado de desobediência às autoridades e resistência à detenção quando tentatava tirar fotografias do protesto de Occupy Miami em Janeiro passado.
A Chefe de Polícia de Miami-Dade, Nancy Perez, no momento da detenção de Carlos Miller (Foto: Carlos Miller)
Após a detenção, a polícia local confiscou a máquina fotográfica de Miller e apagou alguns dos seus conteúdos, entre os quais um vídeo que documentava o seu encontro com a polícia. Ainda assim, o fotojornalista conseguiu recuperar algumas das fotografias eliminadas pela polícia, que ajudaram a provar a sua inocência.

O advogado de Miller, Santiago Lavandera, defendeu no julgamento o direito do seu cliente de reportar o protesto "dentro dos limites legais", sem que seja "levado a cobrir o que a polícia quer que seja visto", ainda que tenha admitido que Miller tenha utilizado alguma linguagem excessiva.

No seu site oficial, Miller congratulou-se com a sua absolvição e voltou a apelidar de "mentiras contínuas" as declarações feitas pela Chefe da Polícia de Miami-Dade, Nancy Perez.

João Paulo Teixeira e Hugo Dinis.

Sem comentários: