segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Director da BBC demite-se


George Entwistle à saída do edifício da BBC
O Director-Geral do canal britânico BBC, George Entwistle, demitiu-se depois de uma investigação do programa de informação Newsnight.

O Newsnight emitiu uma entrevista no dia 2 de Novembro, com um homem que disse ter sido abusado sexualmente em 1980, quando era criança, por um importante político do Partido Conservador. A polémica criada em torno desta entrevista emitida pela pelo programa da BBC, é devido ao falso envolvimento do político Alistair McAlpine que apareceu implicado no caso de abuso de crianças entregues à guarda do Estado.

George Entwistle disse ser impensável continuar na estação, após a BBC ter implicado Alistair McAlpine no caso. A ocorrência tem posto em causa a credibilidade da estação pública britânica, que no ano passado decidiu arquivar uma investigação sobre os abusos sexuais cometidos por Jimmy Savile, a antiga personalidade da estação, diz o Público.

Numa declaração à porta do edifício da BBC, o ex director-geral disse que a reportagem do Newsnight não devia ter sido transmitida e explicou que quando a administração o nomeou para o cargo, acreditou que o escolheu por ser a “pessoa certa para enfrentar os desafios e as oportunidades que aparecessem”.

Segundo o Jornal de Notícias, "Os acontecimentos absolutamente excepcionais das últimas semanas levaram-me a concluir que a BBC deverá apontar um novo líder", afirmou George Entwistle.  No entanto, o ex director-geral confessa que desempenhou o cargo com “grande honra” e lembra que, apesar da polémica, a estação tem profissionais “com grande talento e muito integridade”. “É isso que vai continuar a fazê-la a melhor estação do mundo”, acrescenta.

Soraia Ribeiro e Mariana Carvalho

Sem comentários: