sábado, 10 de novembro de 2012

Crise abala práticas jornalísticas


A crise económica, a queda das receitas publicitárias, o baixo consumo e o estado dos grupos de comunicação social foram os temas que marcaram a terceira edição da conferência "Media do Futuro", promovida pelo Expresso e pela SIC Notícias.

José Alberto Carvalho, diretor de informação da TVI afirma que "temos um mercado pequeno, com uma crise de publicidade e uma crise de consumo, pelo que penso que vamos ser forçados a reinventar as nossas atividades com muito menos tranquilidade e a uma velocidade muito mais acelerada do que noutros países.”

Outro tema abordado na conferência foi a “Qualidade do jornalismo e as condições para o seu exercício” visto que "uma parte importante da crise da comunicação social tem a ver com a incapacidade de fazer um jornalismo para o presente" porque "a realidade socioeconómica do país" não corresponde "ao mundo vivido pelos jornalistas" afirmou o historiador José Pacheco Pereira.

Pedro Norton, presidente executivo do grupo Impresa, durante a discussão do tema "Mudar para o digital sem perder os valores tradicionais dos media" salientou que "o que nos está a ser pedido é gerir um conjunto de tensões que são brutais" pois enquanto se luta para saldar a dívida o mercado publicitário está em decadência.

Acrescentou que "existe a pressão imediatista sobre os resultados trimestrais ou mensais" quando é preciso que estas empresas deem espaço à criatividade e experimentação dentro das redacções o que aumenta a instabilidade social e laboral.

Naida Seixas

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