quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Jornalista do Poynter Institute demite-se depois de acusado de plágio


 Ilustração de Jim Romenesko por Robin Eley
Jim Romenesko é um conhecido blogger norte-americano, especialmente entre os jornalistas e os especialistas em media. Recentemente, o Poynter Institute, uma escola de jornalismo de boas práticas pro-bono, para a qual Romenesko escrevia assuntos de última hora há 12 anos, acusou o jornalista de, ocasionalmente, conter citaçãoes não atribuídas correctamente. Após a acusão, Jim Romenesko pediu demissão.

A controvérsia começou depois de uma jornalista da revista Columbia Journalism Review ter chamado a atenção dos responsáveis do Poynter Institute para o estilo de escrita de Jim Romenesko no seu blogue - Romenesko+ - que pertencia ao instituto.

“Ele citava longas passagens ‘palavra por palavra’ de histórias que ele resumia, negligenciando a colocação de aspas”, resume Rick Edmonds, jornalista e analista de media do Poynter Institute.

Julie Moos, directora do instituto, escreveu no site do Poynter que o jornalista sempre identificou as suas fontes de forma notável, mas frisou que muitos dos seus textos incluem uma linguagem citada sem que surja entre aspas.

Edifício do Poynter Institute
Rick Edmonds afirma que este foi um “final lamentável” para a “passagem distinta” de Romenesko pelo Poynter Institute. Acrescenta ainda que“ Jim foi um dos pioneiros da agregação, marcou um estilo e foi influente como repórter na escrita de notícias sobre notícias. (...) Espero que esta discussão, à medida que a pressão diminui, ajude a definir boas práticas e boa ética no que toca ao online”.

Fontes:
- Público

Ana Rita Silva e Catarina Nobre

Sem comentários: