quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Benetton cede à pressão do Vaticano


O vaticano ameaçou a Benneton de tomar medidas junto das autoridades competentes caso não fosse retirada a imagem do Papa Bento XVI a beijar Ahmed Mohamed el-Tayeb, imã da universidade egípcia de Al Azhar. A marca italiana cedeu à pressão e retirou a imagem, que fazia parte da campanha Unhate.

O beijo entre os dois líderes religiosos era uma das várias montagens fotográficas onde se viam beijos improváveis, como por exemplo aquela em que estão de lábios colados o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu e o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas ou os líderes das duas Coreias Kim Jong-il e Lee Myung-bak.

Menos de 24 horas depois da ter sido lançada, a campanha provocou já uma onda de polémica, imagem de marca da Benetton, que se defendeu junto do Vaticano assegurando que a iniciativa tinha como objetivo “combater a cultura de ódio em todas as formas”, ainda assim aceitou retirar esta imagem do conjunto total de seis fotografias que compunham a campanha onde se mantêm os beijos entre Angela Merkl e Nicolas Sarkozy e ainda Barack Obama que troca carícias com os chinês Hu Jintao e o venezuelano Hugo Chavez.



Paulo Martins, Mónica Barros e Rita Monteiro

Sem comentários: