sábado, 26 de novembro de 2011

Balsemão acusa os empresários da comunicação social de "meterem o jornalismo na gaveta"


Francisco Pinto Balsemão na APDC
Num discurso do XXI Congresso das Comunicações da APDC sobre Media e Convergência, Francisco Pinto Balsemão falou da crise actual. O empresário aproveitou para criticar os "falsos empresários de comunicação social" que “meteram o jornalismo na gaveta”.

O patrão da SIC alerta que “mais do que nunca, em plena crise” o jornalismo autêntico, profissional e livre é fundamental e, deixa fortes críticas àqueles que surgiram nos últimos tempos no panorama mediático com “iniciativas de todo o tipo”, até de alcançar êxito a todo o custo.

Quantificar o Futuro foi o tema deste ano
“Como no tempo do salazarismo, continuam a existir políticos e empresários ou candidatos a empresários que julgam que os media podem e devem ser meros instrumentos a utilizar para a prossecução dos seus interesses económicos ou de influência”, continuou Francisco Pinto Balsemão. Cada vez mais, os políticos e os jornalistas criam alianças “estranhas” e forçam a publicação ou não de notícias, entrevistas, artigos de opinião e até aberturas de telejornais. Ao passo que os “falsos empresários da comunicação social” vendem o apoio dos media em troca de favores noutras áreas, tudo isto tentando passar por cima dos jornalistas.

Segundo o jornal Público, o dono de títulos como o Expresso e a Visão não tem dúvidas, “quem pensa assim está a mais na área dos media.”

Ana Rita Silva

Sem comentários: