quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Propostas na redução da informação na RTP geram demissões


Três dos dez elementos que constituiam o grupo de trabalho que o Governo nomeou para a definição do conceito de serviço público de comunicação social demitiram-se, e já não vão assinar o documento que deverá ser entregue ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, na próxima segunda-feira. A proposta de reestruturação da RTP, defende que a informação deve ser o eixo estruturante da televisão pública.


As demissões de João Amaral, jurista e director de edições gerais do Grupo Leya, e do jornalista e ex-director da Rádio Renascença e do PÚBLICO, Francisco Sarsfield Cabral, ocorreram em Outubro, mas ainda não tinham sido divulgadas.  A estas juntou-se a da ex-jornalista e actual pró-reitora da Universidade do Minho, Felisbela Lopes.

"Saio porque não assino nenhum documento que não considera a informação o eixo estruturante do serviço público e porque algumas das sugestões que estão incorporadas no documento colidem com aquilo que defendo para o serviço público", declarou. "Fico boquiaberta perante um documento que propõe a redução da informação na RTP", disse, sublinhando que "qualquer tese que vá no sentido do encerramento da RTP Informação contará com a minha oposição".

Mas nem todas as demissões terão que ver com o conteúdo do relatório. João Amaral, alegou exclusivamente razões de ordem pessoal na curta carta que entregou a Miguel Relvas. Segundo o Jornal Público, o jurista recusou dar pormenores, centrando o seu afastamento na esfera de motivos pessoais.

Raquel Moás e Melissa Completo

Sem comentários: