domingo, 27 de novembro de 2011

Festival Luso-Brasileiro abre as suas portas no dia 4 de Dezembro


A 15º edição do Festival de Cinema Luso-Brasileiro decorre entre 4 e 11 de Dezembro, com um arranque dedicado a António Carlos Jobim. O objetivo deste ano é conseguir um contraponto entre autores consagrados e novos valores de cinematografias portuguesas e brasileiras.

A própria organização diz que o certame procura apresentar "propostas da mais pura ousadia em contacto direto com a segurança narrativa dos mestres", numa "mistura feliz que procura a abrangência de públicos".

O filme "A Música segundo Tom Jobim", do realizador Nelson Pereira dos Santos - convidado de honra no festival -, protagonizará a abertura do Festival. O realizador pertence ao movimento do Cinema Novo Brasileiro, e tem nas suas costas títulos como "Rio 40 Graus" e "Vidas Secas".

Por sua vez, o encerramento do certame caberá ao filme "As Canções", do realizador Eduardo Coutinho, autor de "Cabra Marcado Para Morrer". É considerado o mais influente documentarista brasileiro com a filmografia "mais sólida" na produção do seu país.

Entre a exibição de "A Música segundo Tom Jobim" e a apresentação de "As Canções", a 15º edicção reparte-se por dois eixos estruturantes: a competição e os seus programas paralelos.

Estarão a concurso seis longas-metragens e 30 curtas, distribuidas em partes iguais por autores de Portugal e do Brasil. Nas longas-metragens participará o conhecido Karim Ainouz, o cineasta mais premiado em Santa Maria da Feira, e nas curtas destacará a presença de Michael Wahrmann, que venceu a edição de 2010 com o filme "Oma".

Quanto à restante programação do festival, destaca-se ainda uma homenagem póstuma a Pedro Hestnes (feita por vários realizadores que trabalharam com esse ator português) e uma retrospetiva sobre o brasileiro Gustavo Spolidoro, que, no início da sua carreira, "nutria um gosto muito particular pela construção de ficções em plano sequência" e entretanto "migrou para o documentário".

Os principais protagonistas da secção "Sangue Novo" serão Carlos Conceição ("Docs") e Gonçalo Tocha ("É na Terra não é na Lua").



Fontes: Diário Digital/Lusa, Cine-Clube da Feira (Santa Maria da Feira)

Ignacio Mallebrera Pisa

Sem comentários: