quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Elementos do grupo de trabalho do serviço público da RTP demitem-se


Foto de Renascença
O grupo de trabalho do serviço público da RTP perdeu três dos seus trabalhadores. O jornalista Francisco Sarsfield Cabral, o jurista João Amaral e a professora universitária Felisbela Lopes demitiram-se do grupo, nomeado pelo governo.

De acordo com o jornal Público, João Amaral, director de edições gerais do Grupo Leya, entregou uma curta carta ao ministro dos Assuntos Parlamentares alegando razões de ordem pessoal para a sua saída.

Ainda em Outubro, o segundo a demitir-se foi Francisco Sarsfield Cabral. Segundo o ex-director da Rádio Renascença e do jornal Público que esteve fora do país, “quando tive acesso às declarações que foram feitas pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, entendi que não fazia sentido continuar a fazer parte do grupo de trabalho”. Acresentando que sobre as questões que estavam a ser discutidas na altura essas declarações esvaziaram de alguma maneira o trabalho que estava a ser feito.

Esta quarta-feira, foi a vez da pró-reitora da Universidade do Minho, Felisbela Lopes, se demitir. Ao Público, Felisbela Lopes disse “saio porque não assino nenhum documento que não considera a informação ou eixo estruturante do serviço público e porque algumas das sugestões que estão incorporadas no documento colidem com aquilo que eu defendo para o serviço público, caso da RTP Informação”.

O grupo de trabalho da RTP que define o conceito de serviço público de comunicação social continua com a colaboração de António Ribeiro Cristóvão, Eduardo Cintra Torres, José Manuel Fernandes, Manuel José Damásio, Manuel Villaverde Cabral e Manuela Franco.


Fontes:
- Jornal A Bola
- Ionline

Ana Rita Silva e Catarina Nobre

Sem comentários: