sábado, 13 de outubro de 2012

Trabalhadores da Lusa em vigília contra cortes e despedimentos


Cortes na Lusa põem em risco o "papel da Lusa", segundo o SJ
Os funcionários da Agência noticiosa Lusa entraram em vigília na passada segunda feira, dia 8 de Outubro, contra os cortes de 30% no financiamento da empresa anunciados pelo Governo. O anúncio do executivo lançou suspeitas junto da Comissão de Trabalhadores (CT) de futuros despedimentos na Agência.

Dezenas de trabalhadores concentraram-se junto das instalações da empresa, empunhando cartazes e entoando palavras de ordem contra a decisão do executivo de reduzir o orçamento da Lusa no contrato-programa para 2013. Com este corte, a Agência passará a dispôr de um total de 10,8 milhões de euros anuais.

O Ministro Miguel Relvas confirmou os cortes na Lusa
Um elemento da CT da Lusa considerou que os cortes colocam em causa o serviço público desempenhado pela empresa, deixando a sua "viabilidade em risco". O Sindicato de Jornalistas defendeu, em comunicado, "o papel fundamental e estratégico" da Lusa "no espaço de língua portuguesa e na difusão internacional da cultura portuguesa e lusófona". A CGTP mostrou-se igualmente solidária e condenou a desvalorização em curso do serviço público que a empresa presta ao país, apelando à unidade em torno dos sindicatos.

No dia 3 de Outubro, o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas recebeu a CT da Agência Lusa e confirmou os cortes de cerca de 30% no financiamento da Agência previamente anunciados.

Hugo Dinis e João Paulo Teixeira

Sem comentários: