sábado, 13 de outubro de 2012

Jornais portuenses em livro


Lançado a 10 de Outubro,
a obra já está disponível para compra
A professora Helena Lima da Universidade do Porto (UP) levou a cabo uma investigação sobre os três grandes jornais da região. A coordenadora do departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação intitulou a obra de "A Imprensa Portuense e os Desafios da Modernização", e nele descreve os percursos do 'Jornal de Notícias', 'O Primeiro de Janeiro' e 'O Comércio do Porto'.

Lançado a 10 de Outubro, o livro corresponde a dois capítulos da tese de doutoramento da Professora Universitária baseada numa investigação que pretende analisar as modificações no jornalismo portuense ao longo do último século.

Em entrevista ao Jornalismo Porto Net, Helena Lima revelou que no decorrer da investigação apercebeu-se de que "os jornais conseguiram encontrar uma dinâmica de êxito com as linhas editoriais que constituíram ao longo de um século, aproximaram-se do público, fidelizaram-no.”

Na obra há ainda destaque para o período salazarista e a época da censura e pós-revolução dos cravos. "Com o 25 de Abril, o JN soube regressar ao seu estilo de proximidade com o público através da linguagem popular e da cobertura de temas da região. Pelo contrário, 'O Primeiro de Janeiro' e 'O Comércio do Porto' não souberam lidar com a opressão política e com a ingerência nas questões editoriais", explicou a autora na mesma entrevista.

João Pimenta e Fábio Fernandes

Sem comentários: