sábado, 20 de outubro de 2012

Grupo de jornalistas envia carta aberta em defesa do jornalismo "pela democracia"


Trabalhadores da LUSA entraram em greve de 4 dias em protesto contra os cortes
Um conjunto de jornalistas sublinhou hoje numa carta aberta a importância que o jornalismo tem num regime democrático. Personalidades entre as quais Diana Andringa e Adelino Gomes alertaram para o perigo dos cortes no financiamento dos órgãos de comunicação.

"O jornalismo não se resume à produção de notícias e muito menos à reprodução de informações que chegam à redacção. Assenta na verificação e na validação da informação, na atribuição de relevância às fontes e acontecimentos, na fiscalização dos diferentes poderes e na oferta de uma pluralidade de olhares e de pontos de vista que dêem aos cidadãos um conhecimento informado do que é do interesse público, estimulem o debate e o confronto de ideias e permitam a multiplicidade de escolhas que caracteriza as democracias", avança o documento.

A carta surge numa altura em que os cortes de 30% no financiamento da agência LUSA, suscitam polémica junto da sociedade portuguesa e os trabalhadores da empresa noticiosa encontram-se numa greve de 4 dias.

O documento, subscrito por mais de 70 nomes do jornalismo, desafia "todos os cidadãos a empenhar-se nesta defesa de uma imprensa livre e de qualidade e a colocar os seus esforços e a sua imaginação ao serviço da sua sustentabilidade".

Eduardo Sousa e Hugo Dinis

Sem comentários: