sábado, 20 de outubro de 2012

Agência Lusa em greve durante quatro dias


Os trabalhadores da empresa iniciaram esta quinta-feira uma greve em protesto contra os cortes de 30% no orçamento para 2013. Durante quatro dias o serviço de distribuição de noticias da agência vai estar interrompido.

Os números completos da adesão à greve não são ainda conhecidos. Segundo informações recolhidas pelo Público, às 9h da manhã desta quinta-feira não se encontrava nenhum jornalista nas redacções de Lisboa e Porto. Está marcada uma concentração para a entrada das delegações de ambas as cidades, às 10h da manhã, com o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia. Uma hora mais tarde, em Lisboa, está agendada uma vigília junto ao conselho de ministros.

Na origem desta greve estão os processos de recisão amigáveis abertos pela Lusa na quarta-feira, na sequência da apresentação do Orçamento do Estado para 2013. O orçamento prevê uma redução da indeminização compensatória de 19.1 milhões para 13.2 milhões de euros, o que, de acordo com o presidente Afonso Camões, obriga a "uma reorganização das estruturas, com adequada redução de custos".

Após as notícias que davam conta dos cortes financeiros na Lusa e dos despedimentos no Jornal Público, foram criadas duas petições em defesa do jornalismo e do serviço público: "Em defesa da agência de notícias Lusa", que já tem cerca de 2868 assinaturas, e "em defesa da manutenção da qualidade do Jornal Público e dos profissionais que fazem dele um jornal de referência nacional", que conta com 1919 assinaturas. A greve estende-se até domingo, com a possibildade de o serviço vir a ser restabelecido desde que existam condiçoes, de acordo com a nota enviada pela agência aos clientes.

Mauro Carvalho e Tiago Amado

Sem comentários: