sábado, 13 de outubro de 2012

Público dispensa 48 trabalhadores


O jornal Público anunciou através de um comunicado esta quarta-feira que irá proceder a despedimento de 48 funcionários, entre os quais 36 jornalistas, para poupar cerca de 3,5 milhões de euros por ano. Este despedimento foi justificado pela administração da Sonaecom como fazendo parte de um plano de reducção de custos.

Neste comunicado o jornal divulgou que nos primeiros seis meses deste ano, o mercado dos jornais generalistas em Portugal vendeu menos 29 mil exemplares por dia face ao mesmo período do ano de 2011. Outro dos factores foi a quebra de 29 % das receitas publicitárias dos jornais nos últimos nove meses.

A direcção do Público afirmou que embora tenha feito acordos com os trabalhadores ao longo do tempo o futuro do jornal vai passar pelo formato digital, pois as reducções que foram feitas não foram suficientes para inverter o crescente prejuízo.

Os trabalhadores preparam-se para responder a esta dispensa através de uma greve. A comissão de Trabalhadores e o Conselho de Redacção do Público apresentaram uma moção para que se inicie o processo de greve com o intuito de impedir o despedimento anunciado pelo jornal.

Fontes: Meios e Pulicidade, Público

Marcelo Miranda e Sérgio Moitas

Sem comentários: