sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Nokia diz adeus aos telemóveis


NOKIA 3310
É oficial. A icónica marca que liderou a revolução da primeira geração de telemóveis vai deixar de produzir estes aparelhos. A notícia foi avançada esta quarta-feira no Facebook oficial da Nokia França e confirmada pelo site “The Verge”.

Em Abril, a Microsoft já tinha comprado a divisão de aparelhos móveis à empresa finlandesa, e desde então que a notícia tem sido preparada.

O nome Nokia vai desaparecer dos telemóveis, e os dois modelos que restaram do universo da marca, já em parceria com empresa fundada por Bill Gates, passarão a chamar-se Microsoft Lumia.

Com esta decisão, a Microsoft vai despedir 12 mil funcionários pertencentes à unidade de telemóveis da Nokia, e esta última irá dedicar-se unicamente às áreas de redes e infra-estruturas.

O declínio do universo Nokia pode justificar-se com a falta de reacção à expansão da Apple e da Samsung, que têm revolucionado o universo tecnológico.

Quando o primeiro Iphone foi lançado, em 2007, a Nokia detinha um domínio esmagador, ao fabricar um em cada três telemóveis e cerca de 40% dos smartphones- telefones inteligentes- que se vendiam no mundo. Ou seja, mais do que os três principais rivais juntos.

É o adeus a uma marca que revolucionou os primórdios dos telemóveis portáteis, mas que se viu impotente perante a feroz capacidade tecnológica oferecida pelos seus concorrentes. Para trás, ficam modelos marcantes na vida de todos, dos quais se destaca o mítico 3310.

Fontes: Jornal de Notícias; Diário de Notícias; Expresso
Fonte da Imagem: SAPO

José Castro e Afonso Araújo

Sem comentários: