segunda-feira, 13 de outubro de 2014

"Caos nas escolas"

Existem queixas de professores em todo o país
De acordo com a Associação Nacional dos Professores Contratados (ANPC) o “caos nas escolas" ainda se mantém, e ainda não foi este ano que se assistiu "à normalidade no arranque" do ano lectivo 2014/2015. 

Numa nota enviada, no passado domingo, à comunicação social, a ANPC afirmou que “uma vez mais ainda não é este ano que assistimos à verdadeira e efetiva normalidade no arranque do ano letivo, para enorme prejuízo de alunos, professores, diretores, pais e encarregados de educação.

Os professores contratados recordam que já passaram três semanas após o arranque oficial das aulas. 
 Porém "ainda existem centenas de escolas sem professores e milhares de alunos sem aulas" levando "à permanência do caos" se soluções não forem encontradas em curto prazo. 

A Associação alertou que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) ainda não tornou públicas as listas de colocação da primeira bolsa de contratação (de dia 12 de setembro), nem as retificativas (da passada sexta-feira, dia 03), "o que deixa no ar uma nebulosa quanto à efetiva correção dos erros grosseiros detetados".
Perante o arranque do ano letivo 2013/2014, a ANPC considera que "o caos permanece o mesmo, mas a discricionariedade e arbitrariedade das decisões do MEC parecem padecer de uma reinvenção criativa sem limites".

Os agrupamentos receberam novas orientações do Ministério da Educação para anular as colocações de professores do concurso da bolsa de contratação, as mesmas foram dadas horas antes do anúncio de divulgação das novas listas, que substituem as anteriores, nas quais foram detetados erros, o que levou à demissão do antigo diretor-geral da Administração Escolar. 

Fontes: JN, Notícias ao Minuto

Fonte da Imagem: Público 

Ana Colecas, Ricardo Leirião

Sem comentários: