domingo, 26 de outubro de 2014

Governo turco suspeito na morte de jornalista Serena Shim


O acidente aconteceu este domingo quando a jornalista Serena Shim da “Press TV” regressava de um local de reportagem e o seu veículo embateu contra um camião perto da fronteira da Turquia com a Síria, acabando por matar a repórter. Um outro passageiro que seguia no mesmo carro que Shim ficou em estado grave. A identidade e o paradeiro do camionista responsável pelo acidente permanecem desconhecidos.

Antes da sua morte Shim disse aos colegas que era um dos poucos jornalistas a ter informação acerca da infiltração de militantes do grupo radicalista Takfiri para dentro da Siria, através da fronteira turca. A jornalista de dupla nacionalidade Norte-Americana e Libanesa, tinha sido acusada de espionagem pelo governo turco. Em causa estariam as suas histórias que demonstravam que o governo turco estaria a apoiar os ataques terroristas do Estado Islâmico à cidade de Kobani, na Síria.


Serena Shim era correspondente da PressTV na Turquia. Fonte: PressTV

“Estou a espiar e a trabalhar com a oposição turca, mas é logico que assim o faça… porque esse é o meu trabalho.”, disse a jornalista dias antes de morrer. Shim afirmou ter em sua posse fotografias desses radicalistas a atravessarem a fronteira turca dentro de camiões pertencentes ao Programa Alimentar Mundial e outras organizações não-governamentais. A família da repórter suspeita que as autoridades turcas estiveram por detrás da morte de Shim.

Fontes: FarNews, PressTV1, PressTV2

Cristóvão Carreira e João Mendonça

Sem comentários: