sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Morreu Ben Bradlee

Ben Bradlee foi durante 26 anos editor do Washinton Post.


Ben Bradlee morreu esta terça-feira, dia 21 de Outubro, em Washington, de causas naturais depois de sofrer há vários anos de Alzheimer e de demência. O antigo editor do Washington Post liderou durante 26 anos os destinos do jornal norte-americano.

Bradlee ficou conhecido por ter supervisionado a investigação jornalística, realizada por Bob Woodward e Carl Bernstein, ao caso Watergate no qual cinco assaltantes pretendiam colocar aparelhos de escuta na sede nacional do Partido Democrático americano.

Durante dois anos, o Washington Post publicou mais de 400 artigos que acabaram por revelar o conhecimento do o assalto do então Presidente dos Estado Unidos da América, Richard Nixon, o que acabou por levar-lo a renunciar o seu cargo.

Foi também por esta altura em que Ben Bradlee esteve envolvido na publicação de vários artigos que ficaram a ser conhecidos como os "Documentos do Pentágono" que revelaram que a Casa Branca mentiu sistematicamente, durante anos, sobre a Guerra do Vietnam.

Mais tarde, como reconhecimento pelo seu contributo e pela sua obra jornalística, Bradlee recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, pelas mãos do atual Presidente dos EUA, Barack Obama.

"Ben Bradlee era um verdadeiro homem da imprensa, que transformou o Washington Post num dos melhores jornais do país. Com ele ao leme, um batalhão de jornalistas publicaram os "Documentos do Pentágono, expuseram Wategate e contaram histórias que precisavam de ser contadas e que nos ajudaram a compreender o nosso mundo e a nós próprios um pouco melhor", declarou, na altura, Barack Obama.

Fontes: Reuters, Diário Económico, RTP
Imagem: openlettersmonthly.com

Daniel Wollscheid

Sem comentários: