segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Violência marca as eleições no Kosovo


Sala de voto em Mitrovica foi alvo de boicote
As mesas de voto em Mitrovica, no norte do Kosovo, foram obrigadas a encerrar devido a confrontos entre a comunidade sérvia residente no Kosovo. Os grupos extremistas envolvidos agrediram eleitores e destruíram algumas urnas. A AFP registou uma taxa de apenas 13% de votantes.

Grande parte dos 13% teve de se debater para entrar nas salas de votos devido aos bloqueios dos protestantes. Os extremistas encapuzados  acabaram por fugir, depois depois de causarem inúmeros estragos.

Esta foi uma tentativa de integrar os sérvios que continuaram no Kosovo, após a independência deste da Sérvia, em 2008. A aceitação da independência por parte de Belgrado, é vista com desagrado pelos sérvios da região. Um estudante que participou nas acções de boicote às eleições afimou que "Estas eleições são um acto de alta traição e vão acabar por cortar o Kosovo da Sérvia e levar a um êxodo sérvio do Kosovo".

Esta foi a primeira vez que a Sérvia permitiu que os sérvios residentes votassem na sua antiga província. Devido aos incidentes a votação nesta zona deverá ser considerada inválida.



Fontes: Globo, Publico

Fabiana Cruz e Isaura Quevedo

Sem comentários: