segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dois jornalistas moçambicanos presos durante quatro horas

Zambézia, Moçambique
Dois jornalistas moçambicanos foram detidos durante quatro horas pela policia de Mocuba, na Zambézia, no centro de Moçambique, acusados de campanha eleitoral, disse um dos repórteres à lusa.

Fernando Lima, um experiente jornalista moçambicano, presidente do grupo Mediacoop, e António Munaita, do Diário da Zambézia, foram detidos no mercado municipal de Mocuba.

Segundo o que o jornalista disse à Lusa, os dois foram presos em celas separadas, depois de terem ficado sem qualquer tipo de acessórios, cinto, sapatos e telemovel. Os dois reporteres encontravam-se às 16:00 horas (14:00 em Lisboa), em trabalho de reportagem no mercado municipal de Mocuba, quando dois individuos os acusaram de estar a fazer campanha eleitoral. A população agiu contra estes dois homens em defesa dos jornalistas, porém estes insistiram que Fernando Lima e António Munaita tinham de se dirigir à polícia. Ficaram presos durante quatro horas.

Ainda em declarações à Lusa, o jornalista veterano, Fernando Lima, disse que tanto ele como o seu colega, estavam "em exercicio das nossas funções profissionais, garantidas pela lei de impresa e pela Constituição da República".

Alicia Maravilha e Mariana Martinho

Sem comentários: