segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Jornalistas franceses mortos no Mali


Claude Verlon e Ghislaine Dupont mortos no Mali
Fonte: DN



Os franceses estão em choque com o assassinato de dois jornalistas da Radio France Internationale. Claude Verlon e Ghislaine Dupont, estavam no norte do Mali, na região de Kidal, em reportagem quando foram raptados e assassinados. Ambos tinham viajado para esta região no norte do Mali, no sábado, para entrevistar o porta-voz do grupo separatista tuaregue Movimento para a Libertação de Azawad quando foram obrigados a entrar num jipe e mais tarde, os seus corpos foram encontrados a 12 quilómetros da região.

De acordo com a Sabádo, a ONU manisfestou condolências pelo assassínio dos dois jornalistas, no Mali. O conselho de segurança da ONU pediu ainda ao país que investigasse e, o mais rápido possível, o caso a fim de levar os responsáveis à justiça. Já Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, aplediou o assassinio de bárbaro, em declarações à Radio France Internationale (RFI), onde trabalhavam os dois repórteres. E, aproveitou a oportunidade para destacar o grande esforço que a RFI faz ao cobrir estas regiões em conflito.

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês disse ontem que os dois repórteres foram mortos a tiro, um com duas balas e o outro com três, na reunião de emergência convocada pelo presidente François Hollande. A causa da morte dos dois jornalistas franceses permanece desconhecida. Alegadamente, vários suspeitos foram presos ontem a 40 quilómetros da região do Mali.

Alícia Maravilha

Sem comentários: