quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Comentário Anti-China em programa Americano gera revolta


Segmento Kids Table no programa de Jimmy Kimmel
Jimmy Kimmel, apresentador do canal Americano ABC, está a ser alvo de contestação pública depois do seu programa ser palco de um comentário anti-China. Durante um segmento em que o apresentador junta um grupo de crianças para debater temas atuais, uma delas fez um comentário depreciativo em relação ao país asiático.

Kimmel questionou os pequenos comentadores sobre a dívida externa Norte-Americana e sobre as possíveis soluções para o problema. "Os EUA devem muito dinheiro à China, 1,3 triliões de dólares. Como é que podemos resolver o problema?", perguntou o apresentador. Um menino de 7 anos respondeu: "Matamos todas as pessoas na China". Kimmel desvalorizou a resposta e até chegou a rir-se. "Matar toda a gente na China? Ok, é uma ideia interessante", acrescentou.

O comentário gerou uma grande onda de revolta no seio da comunidade chinesa, com várias pessoas criticar tanto Kimmel como o próprio formato do programa. Foi criada uma petição com mais de 90 mil assinaturas, que pede o fim imediato do programa. O escândalo levou a estação ABC a emitir um pedido de desculpas. "Nunca transmitiríamos algo de propósito para revoltar a comunidade chinesa", pode ler-se na declaração do canal.



Face ao silêncio de Kimmel, várias pessoas reuniram-se à porta dos estúdios onde é gravado o Talk Show para se manifestarem. O apresentador dirigiu-se aos manifestantes com um pedido de desculpas "se vos chateei, peço muitas, muitas desculpas. Não foi, de todo, minha intenção", disse Jimmy Kimmel.

Fonte da imagem: Link

André Moleiro e Mafalda Martins

Sem comentários: