sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Língua gestual vai ter participação activa nos canais por cabo


http://img0.rtp.pt/icm//thumb/phpThumb.php?src=/images/55/556629e415ee306ed6c1d956f29fc962&w=420&sx=0&sy=0&sw=567&sh=334&q=75
A ERC quer que os programas de conteúdo informativo
sejam transmitidos com língua gestual 
Os canais e programas de televisão de natureza informativa vão passar a ter, a partir de 2015, conteúdos com língua gestual, legendagem e audiodescrição, de modo a que a acessibilidade de informação seja ainda mais ampla.

A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social – tenciona desenvolver um projecto que alargue os horizontes a quem tem dificuldades auditivas e pretende que os canais com estas características tenham duas horas semanais. O projecto, que ainda não está aprovado, tem como objectivo cumprir o que está estipulado na lei da televisão (consultar aqui), que consagra o direito à acessibilidade de serviços informativos para pessoas com necessidades especiais.

A cumprir-se, canais como a RTP Informação, a SIC Notícias, a TVI 24 e o Económico TV estarão, em breve, aptos a responder positivamente àquilo que é o alargamento da informação para pessoas com incapacidades auditivas, transmitindo os seus conteúdos informativos com técnicas adequadas à divulgação universal. Sabe-se que o projecto irá exigir um investimento maior, mas o vice-presidente do regulador, Arons de Carvalho, assegurou que todo “o processo está a ser tratado com bom senso”.

Até aqui, apenas os quatro canais em sinal aberto (RTP 1, RTP 2, SIC e TVI) cumprem estas obrigações. A partir de 2015, as novas medidas vão ser implementadas também nos canais de sinal fechado, no âmbito da responsabilidade social.

Fontes: Correio da Manhã, Jornal Digital

Tânia Cabral Pinto

Sem comentários: