quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Diário Francês publicado sem fotografias

Jornal Libération, edição sem imagens
O diário francês Libération foi para as bancas no dia 14 de Novembro sem qualquer imagem. No lugar habitual das fotografias surgem espaços completamente em branco. Esta iniciativa tem como objectivo alertar para a quase inexistência de fotógrafos jornalísticos.

Na edição de quinta-feira, Béatrice Vallaey explicou aos seus leitores: "O Libération tem imensa gratidão à iconografia, aquela dos fotojornalistas mas também de fotógrafos de moda, retratistas e artistas conceituais. Com o passar dos anos, nossa paixão pela fotografia em todas as suas formas jamais foi abalada".

Os responsáveis pela parte editorial do jornal afirmam que a falta de publicação de imagens não representa uma contestação à fotografia, mas precisamente o contrário: "é uma forma de homenagear a imagem", pois "a fotografia é uma maneira de mostrar o mundo."Brigitte Ollier, jornalista do Liberation, também explicou o porquê desta iniciativa: "É um choque visual, é a primeira vez na história que uma edição desta amplitude é publicada sem quaisquer fotografias” O Libération alerta ainda, para a situação "calamitosa" por que passam os fotógrafos jornalísticos, sobretudo aqueles que cobrem cenários bélicos.

Imagem: Mirror

André Moleiro e Mafalda Martins

Sem comentários: