sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Novo tablet traduz linguagem gestual


O novo tablet Uni com criação em São Francisco pela motionsavvy e com a ajuda da LeapMotion, uma tecnologia que reconhece gestos em movimento, este tablet traz a possibilidade aos surdos de comunicar sem limitações, alterando a linguagem gestual para áudio e o som para texto escrito.

Funciona com duas câmaras e projecta imagens dos gestos da pessoa surda num espaço virtual em 3D. O sistema modifica a linguagem gestual para áudio e, através do reconhecimento de voz, transforma o som em texto. Os utilizadores vêem o que aparece na câmara, possibilitando a correcção  de sinais gestuais errados ou informação importante perdida na conversação com outra pessoa.



O Uni está constantemente a acrescentar novos gestos, com a ajuda da função SignBuilder, que são partilhados com todos os que usem este tablet, através da funcionalidade CrowdSign. “Isso permite que o UNI forneça periodicamente grandes actualizações no dicionário e rapidamente aumente o número de sinais gestuais que estão no dicionário e que passam a ser reconhecidos pelo sistema”, explica a empresa no seu site, para mais tarde ser possivel a conversão de texto e som para linguagem gestual.

Por enquanto este aparelho só entende 300 palavras, pretendendo até à próxima primavera aumentar para 15 000. Neste momento só reconhece a lingua inglesa e em tablets que já tenham o software.

Este tablet vai custar por pre-ecomenda por 198 dólares (156 euros), além da mensalidade de 16 € por mês para actualizações do vocabulários.

Catarina Catalo

Sem comentários: