segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Crianças portuguesas vencem concurso da Microsoft


Vencedores do prémio Kodu Kup Europe
Gonçalo Calçadas e Matias Fareleira, de 6 e 7 anos respectivamente, foram os grandes vencedores na categoria "Conquerors" do Kodu Kup. A competição foi organizada pela empresa Microsoft e reconhecida pela Comissão Europeia como uma boa prática para o desenvolvimento das competências no mundo digital.

O projecto vencedor foi um jogo chamado Water Planet que mostra a importância da biodiversidade, recorrendo a animais robots, bem como as ameaças que podem destruir o ecossistema.
As crianças, alunos do Colégio Monte Flor, em Carnaxide, desenvolveram o projecto em sala de aula recorrendo à ferramenta Kodu, para criação de jogos. O ambiente é um tema familiar para os estudantes pois o Colégio tenta manter presente uma mentalidade ecológica.

Gonçalo Calçadas garante, "o nosso jogo de Kodu ensina, é para todos, é fácil e divertido", acrescentou ainda que o melhor da competição foi "podermos testar o nosso jogo".



O trabalho foi acompanhado por Rui Lima, embaixador da Kodu Kup Portugal e professor de Gonçalo e Matias. A convivência com técnicas de programação já é habitual no Colégio Monte Flor e, para o docente, "isto mostra-nos a importância que as tecnologias de informação assumem enquanto ferramentas pedagógicas, que estimulam o conhecimento e o potencial de cada aluno".

O Kodu Kup Europe é o resultado da parceria entre a Microsoft Europe e o Centro de Inovação da Microsoft em Bruxelas e tem como objectivo dar resposta a uma era cada vez mais digital. Neste concurso participaram 20 alunos de sete países, com idades entre os seis e os 16 anos.

Fonte: Imagem

Marta Mendes e Patrícia Franco

Sem comentários: