sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Passa horas no smartphone? Cuidado com a Postura SMS


Quem passa várias horas ao longo do dia a enviar mensagens, no Facebook, no Instagram, ou a enviar e receber e-mails, anda muito possivelmente a exercer demasiada pressão na coluna, e sobretudo no pescoço.

Segundo um estudo, a força exercida no pescoço de um adulto quando está a olhar para baixo, em direção ao telemóvel, pode chegar aos 27 quilos.

O termo (Postura SMS) foi criado por Kenneth Hansraj, um cirurgião ortopédico que calculou o impacto que a postura - cabeça para a frente e ombros caídos - causa no ser humano. Hansrai encontrou o valor utilizando um modelo computacional de coluna de um ser humano e publicou o estudo na revista Surgical Technology International.

Para compreender a gravidade da situação, pode imaginar o que é carregar um 8 miúdo de anos, à volta do pescoço, várias horas por dia. Já imaginou? É igual.

O cirurgião responsável pelo estudo vê muitos pacientes debruçados sobre os dispositivos, o que pode resultar em dor nas costas e no pescoço, o que causa uma sensação de stress contínua.

Quando um paciente seu não parava de ter problemas, o médico descobriu que ele passava quatro horas por dia a jogar no iPad, com a cabeça inclinada para baixo. Assume-se como não sendo contra a tecnologia, mas avisa que devemos ter mais noção da postura durante o uso dos diferentes aparelhos.

O segredo, para si, está na posição do smartphone em relação ao corpo do utilizador.

Algumas recomendações passam por elevar o ecrã a uma altura boa para o pescoço, de forma a não proporcionar demasiado tempo sob stress.

O artigo chegou agora ao fim.
Para si, que o leu num smartphone ou tablet, como está agora o seu pescoço? Pense nisso.

Fontes: TVI24, Jornal I, Notícias ao Minuto
Fonte da Imagem: TVI24

Afonso Araújo






Sem comentários: