sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Revista grega ajuda os sem-abrigo


Muitos dos sem-abrigo que a revista ajuda são antiga classe média.
A revista grega "Sjedia" vai contratar sem-abrigos para distribuir a publicação em Atenas. A revista foi criada em Fevereiro e o criador do projecto é Chris Alefantis, um jovem jornalista grego, criado na Austrália.

A fundação Niarchos vai financiar o projecto durante um ano. "Pretendemos que no meio do próximo ano o projeto caminhe sozinho, a partir de patrocinadores, publicidade, assinaturas e vendas, porque não queremos depender de ninguém", disse o director. A revista é feita por jornalistas profissionais que recebem uma quantia simbólica entre 50 e 60 euros.


Os sem-abrigo venderão a revista pelas ruas. Ao ficarem com um euro e cinquenta por cada exemplar vendido, podem alcançar até 150 euros por mês, e assim ter dinheiro para comer. 


"Estou feliz porque com o que ganho posso comprar um café ou um suvlaki e não tenho necessidade de roubar nem de pedir”, afirma Lambros, um desempregado de 52 anos.

Até à data, a revista é distribuída por 140 homens e mulheres entre os 20 e os 60 anos, da qual quatro já deixaram as ruas.


Fonte: Exame
Foto: La Voz del Anáhuac-sexta X la libre

Daniel Morgado e Diana Tavares

Sem comentários: