sábado, 7 de dezembro de 2013

Expresso encerra comemorações dos 40 anos no Porto


As últimas quatro décadas organizadas em cinco torres, que compõem a exposição dos anos do Expresso, e que já passou por 11 cidades do país foi inaugurada esta quarta-feira, às 11 horas, junto à Casa da Música, no Porto, pelo presidente do grupo Impresa e fundador do Expresso, Francisco Pinto Balsemão e pelo Presidente da Câmara, Rui Moreira.

Passaram 40 anos desde que Pinto Balsemão inaugurou 
o semanário mais vendido do país
Foto: Comunicação Integrada



Durante abertura o presidente da Câmara do Porto não quis deixar de lembrar que a cidade "tem memória dos tempos em que no Expresso o risco azul não escondia que o país podia aspirar a um tempo de liberdade". "Numa altura em que a Imprensa está mais ameaçada, não pelo risco azul mas por outras pressões, são jornais como o Expresso que nos fazem reflectir sobre cidadania", reiterou Rui Moreira, sublinhando que o país e a cidade precisam de uma Comunicação Social livre, independente, e que esse "sempre foi o maior mérito do Expresso".

Por seu lado Francisco Pinto Balsemão frisou que: "já estivemos em muitas cidades, atravessamos todas as estações do ano, e nunca tivemos uma inauguração com chuva, o que penso nos permite olhar para o futuro com boas perspectivas". "O Expresso teve sempre no Porto uma base da sua sustentação, quer em número de leitores, como de notícias e conteúdos produzidos. Atingimos a maturidade que queremos manter por muitas mais décadas", acrescentou Pinto Balsemão.

Exposição do Expresso termina no Porto 
depois de ter estado em 11 cidades
Foto: radiocampanario
Depois da inauguração da exposição, que retrata a história de Portugal e do mundo nas últimas quatro décadas, Francisco Pinto Balsemão abre o encerramento das comemorações dos 40 anos do Expresso, numa conferência que decorre a partir das 15 horas na Casa da Música no Porto.

O presidente do grupo Impresa será o anfitrião do debate "O jornalismo (que temos) é útil à democracia?", que encerra as comemorações dos 40 anos do Expresso, numa conferência que decorre a partir das 15 horas na Casa da Música.

Azeredo Lopes, chefe de gabinete do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai moderar o debate no qual participam Pacheco Pereira, Rui Rio, Henrique Monteiro e Miguel Sousa Tavares. O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, encerra a sessão.

Fontes: Expresso, Expresso 2, C.M. Porto, Rádio Nova - Porto
Neuza Campina Padrão e Eunice Braz

Sem comentários: