quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estudo estabelece ligação entre redes sociais e o cérebro


Um estudo da University College London (UCL) concluiu que as redes sociais, para além de poderem alterar a vida pessoal dos seus utilizadores, também podem provocar algumas alterações a nível cerebral. Este estudo, publicado pela revista Proceeding of the royal Society B Biological Sciences, revela que existe uma relação directa entre o número de amigos nas redes sociais e o tamanho de certas áreas do cerébro.

Os cientistas utilizaram 125 estudantes voluntários, aos quais foram analisados 3 dimensões do cérebro, e concluiram que não existe prova de que o uso das redes sociais aumenta a massa cinzenta, ou que algumas áreas do cérebro ajuda as pessoas a ter mais ou menos amigos.

Contudo, os autores concluiram que algumas regiões do cérebro neste estudo têm um papel determinante na interacção social, na memória e no autismo.

Um dos investigadores do estudo feito pela BBC, Ryota Kanai, afirmou que foram "encontradas regiões do cérebro que parecem interessantes para perceber o número de amigos que se tem tanto a nível virtual como real".



Fonte : Jornal Sol

Luis Catarino,Tiago Fernandes, Nelson Teixeira, Sérgio Rodrigues

Sem comentários: