quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PE entrega Prémio para Melhor Jornalista


O Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu de 2011 foi entregue pelo seu Presidente, Jerzy Bruzek, a quatro jornalistas europeus no passado dia 19 de Outubro. Cada um dos vencedores representa um sector dos media: a Imprensa, Rádio, Televisão e Internet.

Na categoria de Imprensa, o jornalista francês Romain Gubert foi distinguido com o Prémio pelo artigo "L'incroyable roman de l'euro", que detalha o crescimento do euro e foi descrito pelo painel de juris como "o mais óbvio vencedor de todos".

O italiano Massimiliano Nespola, com a peça publicada no seu blog "Non si sa quando, ma la Costituzione europea arriverà", ganhou o prémio pela sua análise detalhada ao actual momento da União Europeia.

Jerzy Bruzek a entregar o prémio
a um dos vencedores, Romain Gubert 

Pela reportagem televisiva "Romanien paluu", o juri achou que o finlandês Tero Koskinen mereceu a distinção devido ao relato preciso e abrangente das condições de vida das crianças e adultos pertencentes à etnia cigana Roma na Finlândia.

Em Rádio o alemão Steffen Wurzel foi premiado pela sua investigação radiofónica, apelidada de "uma brilhante peça de jornalismo" pelo juri, ao assunto controverso de como a União Europeia lida com os refugiados nas suas fronteiras.

Sem comentários: