quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ex-Jornalista de Leiria absolvido após 7 anos


Ex-jornalista António Laranjeira foi hoje absolvido pelo Tribunal Judicial de Leiria dos crimes de difamação e violação do segredo de justiça anulando, sete anos depois, uma sentença do mesmo tribunal.

"Fez-se finalmente justiça" foram as palavras do ex-jornalista à saída do tribunal. Um artigo publicado em 2000 no semanário onde era director, "Notícias de Leiria", foi o que levou à condenação de António Laranjeira. A notícia fazia referência ao arquivamento por parte do Ministério Publico de um processo de um médico, fundador do PSD, na altura presidente da Assembleia Municipal de Leiria e indiciado por abusos sexuais sobre uma paciente no seu consultório.

Em 2004 António Laranjeira foi considerado culpado de dois crimes de difamação agravada e violação do segredo de justiça. O ex-jornalista recorreu ao Tribunal da Relação em Coimbra, ao Supremo Tribunal de Justiça e ao Tribunal Constitucional, mas todos mantiveram a decisão da 1ª instância, tendo sido obrigado a pagar uma indemenização de cinco mil euros. Em 2010 o Tribunal dos Direitos do Homem ficou do seu lado, e condenou o estado português a pagar-lhe uma indeminização de 8.703,83 euros por "entrave injustificado" à liberdade de expressão.

Rita Morais, Raquel Moás, Melissa Completo

Sem comentários: