domingo, 5 de janeiro de 2014

"O jornalismo (que temos) é útil à democracia?"


Miguel Poiares Maduro
 Foto: Diário de Notícias
O jornalismo esteve em discussão na Casa da Música, no dia 4 de Dezembro no Porto,  data que marcou o encerramento das comemorações dos 40 anos do Expresso. Este debate contou com as participações de Rui Rio, Poiares Maduro, Pacheco Pereira e Miguel Sousa Tavares.

A celebração teve por tema "O jornalismo (que temos) é útil à democracia?". Do programa também constaram os desafios dos media na atualidade, a função de informar o público e o papel na democracia.

O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio discursou sobre a atuação da comunicação social em Portugal. O ex-presidente alega que o jornalismo "cumpre o seu papel" mas "não cumpre da forma como devia" sendo "um dos responsáveis da degradação do regime democrático em Portugal", avança o Diário Digital.

O ministro Miguel Poiares Maduro disse que os jornalistas são os editores da democracia. Poiares Maduro acrescentou que a democracia está a enfrentar vários desafios na atualidade e realçou o papel da comunicação social na melhoria da "conversa democrática".

Por sua vez, Sousa Tavares, defendeu que a "comunicação social é das atividades mais escrutinadas". O jornalista inverteu a temática, ao questionar se "a democracia que temos é útil ao jornalismo que temos".

Ana Rita Soares

Sem comentários: