domingo, 12 de janeiro de 2014

New York Times pode ser comprado por milionário chinês


O milionário e filantropo chinês Chen Guangbiao, uma das 400 pessoas mais ricas da China, mais famoso pelas suas campanhas publicitárias do que propriamente pela sua fortuna, afirmou que está em vias de comprar o jornal norte-americano New York Times.

Cheng Guangbiao diz que quer comprar o New York Times
Chen Guangbiao detém uma fortuna estimada em 608.2 milhões de euros (5.000 milhões de yuan) e anunciou que um dos seus maiores desejos é comprar o New York Times, para que o jornal seja "mais objectivo" acerca da China.

De acordo com o artigo "Tenciono comprar o New York Times, por favor não tomem isto como uma piada" publicado no Global Times, o milionário chinês referiu que "o meu capital é limitado mas persuadi um empresário de Hong Kong a contribuir com 600 milhões de dólares (442 milhões de euros) para esta causa. Não hesitarei em arriscar a banca rota se puder comprar o jornal". Pelas contas de Chen Guangbiao, o valor do jornal norte-americano ronda os 1.000 milhões de doláres (736,3 milhões de euros).

O porta-voz do New York Times, questionado sobre as intenções do milionário chinês, disse que o jornal "não comenta boatos". O acesso ao jornal norte-americano na China está bloqueado desde Outubro de 2012, após uma publicação dos resultados da investigação da fortuna acumulada por familiares do então primeiro-ministro chinês Wen Jiabao.

"Acredito que a aquisição (do NYT) aumentará a tiragem do jornal e o número de leitores, e atrairá mais publicade, injectando um novo vigor no negócio" escreveu Chen Guangbiao.

Alícia Maravilha e Mariana Martinho

Sem comentários: