quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Salas de cinema mais vazias


Foto: TVI24
O Instituto do Cinema e Audiovisual divulgou as estatísticas das exibições cinematográficas e revelou que a diminuição de espectadores e receitas tem vindo a acentuar-se. Desde 2012 que a queda se verifica, mas este ano os resultados alcançaram um limite histórico, ao atingir mais de um milhão de espectadores e um prejuízo que ronda os sete milhões de euros em receitas, em relação ao ano anterior.

A crise económica parece estar na origem dos valores fracassados que a indústria de Cinema regista nos dias de hoje, já que são constantes os cortes nos apoios às produções e aos procedimentos de divulgação. Também os serviços alternativos actualmente oferecidos pelas operadoras de televisão (tal como a Zon e a Meo), têm vindo a prejudicar o negócio das salas de cinema, ao proporcionarem preços bastante competitivos de aluguer de filmes, de forma cómoda e acessível.

De realçar ainda que devido à queda acentuada do número de espectadores, as receitas das bilheteiras têm ficado aquém das expectativas e dezenas de salas de cinema foram já encerradas no país.

Fontes: Público, Correio da Manhã

Maria Leonor Centeno e Tânia Cabral Pinto

Sem comentários: