terça-feira, 29 de outubro de 2013

Crise poupa produtoras de TV


No último ano os negócios televisivos renderam 73 milhões de euros, ainda que a exportação dos produtos portugueses não ultrapasse o meio milhão de euros.

Negócio Televisivo
Apesar de um mercado publicitário em queda, as produtoras independentes das televisões continuam a aguentar. O volume dos negócios da Associação Portuguesa de Produtores Independentes de televisão (APIT), este ano, foi de 73 milhões de euros, sendo que 56 milhões deste montante representa negócios com as televisões generalistas.

A queda das acções nesta área durante a última década tem sido evidente. No ano 2000, a APIT estava a representar 32 empresas - o equivalente a 150 milhões de euros. Uma década depois, a Associação contenta-se apenas com 21 empresas das 32 que detinha.

Os valores em causa são incertos, embora se conclua que a exportação de conteúdos portugueses não ultrapassa o meio milhão de euros por ano. Segundo o Correio da Manhã, o administrador financeiro dos Estúdios da Valentim de Carvalho, Manuel Duque afirma que não existe uma estratégia que aumente o valor do sector visual e que o torne importante para afirmar a cultura portuguesa nessa área.

Fontes: Correio da Manhã
Imagem: Google

Joana Mendes e Ana Batista

Sem comentários: