quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Problema de financiamento da RTP fica resolvido em 2014


Alberto da Ponte - Presidente da RTP
O presidente da RTP, Alberto da Ponte, esteve esta quarta-feira no parlamento onde afirmou que o problema do financiamento da estação pública de televisão fica resolvido com as verbas previstas no Orçamento de Estado de 2014 (OE2014). O gestor sublinhou que as mesmas são “suficientes” para a gestão da RTP no próximo ano.

“O financiamento da receita da RTP se esta proposta de Orçamento para 2014 for aprovada, está resolvido”, afirmou Alberto da Ponte na sua intervenção inicial perante os deputados da Comissão Parlamentar de Ética, onde foi ouvido a pedido do Partido Socialista.

O OE2014 prevê o aumento da Contribuição para o Audiovisual (CAV), cobrada na fatura da eletricidade, de 2,25 euros (sem IVA) para 2,65, o que se estima que venha a dar de receita adicional à RTP cerca de 26 milhões de euros, ou seja, metade da atual indemnização compensatória.

O presidente da RTP já tinha alertado há alguns meses, que em consequência do fim da indemnização compensatória, anunciada pelo governo, o orçamento da empresa pública teria um défice de 20 milhões de euros para as contas de 2014.

No presente ano a RTP recebeu 52 milhões de euros de indemnização compensatória a que se somam cerca de 140 milhões de euros da CAV e ainda cerca de 40 milhões de receitas comerciais (sobretudo de publicidade).

O orçamento previsto para 2014 era de 200 milhões de euros, pelo que só a atual CAV – que Miguel Relvas garantia que não seria aumentada até ao final e Poiares Maduro também afirmara que isso não estava em estudo – daria 180 milhões de euros.

Alberto da Ponte afirmou também que a sede da RTP Internacional não poderá ser instalada no Centro de Produção do Porto, contrariando o que havia sido anunciado há duas semanas pelo ministro da tutela, Miguel Poiares Maduro.

Fontes: Público; Lusa; Dinheiro Digital

Maria João Cavaco

Sem comentários: