terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Liberdade!


A Religião está para os radicais como a Liberdade de expressão está para as pessoas Livres. Cada um no seu espaço mas fluindo e interagindo no mesmo mundo.

Tanto a religião como a liberdade de expressão são conceitos imaculadas, mas somos nós que fazemos delas o reflexo dos nossos próprios defeitos.

Tanto a religião como a liberdade têm barreiras que tendem ser transpostas; há falácias que se transformam em verdades, há verdades que tendem ser desmentidas, impera um descontrolo desmedido que ameaça ser eterno!

Cada um de nós procura eternizar aquilo em que acredita. Procuramos ser exemplo das nossas convicções, procuramos encontrar hábeis desculpas quando exageramos nas nossas posições.

Na nossa mente, por vezes, somos extremistas, Reis e senhores do nosso próprio umbigo. Deuses e Deusas das nossas próprias verdades, juízes de lei própria, a foice justa que promete acabar com todo o mal que há no mundo.

Mas logo despertamos para a realidade e vemos que somos “quase nada”, seres providos de sonhos, caprichos, amores e desamores. Vemos que somos mortais, à mercê da natureza e reféns do relógio biológico que nos levara um dia ao vale do silêncio.

Enquanto estamos vivos devemos apreciar a dádiva que nos assomou. Devemos ser livres, livres à nossa maneira, não há maneira dos outros, livres como aves, ou como os nossos pensamentos, livres como reticência que anunciam um ponto infinito, mas sem nunca violar a esfera do nosso semelhante.

Ser livre é saber onde acabam as fronteiras da nossa liberdade para dar passagem ao próximo com igual direito de expressar a sua liberdade.

A Religião é uma crença pessoal! A Liberdade de Expressão é um direito de todos!

A Religião advoga tolerância, a Liberdade advoga o livre arbítrio; A Religião é amor, a Liberdade é poder escolher o amor que se quer.

Quando a Religião serve de motivo para ceifar vidas então isso não é Religião, é outra coisa: é fanatismo, intolerância, é descrença no Deus em que se acredita, é disseminar o ódio, é ser outra coisa… é ser cego como uma doença contagiosa que mata quem encontra à sua frente porque tem medo de viver a Liberdade que a todos nos assiste!

José Castro

Sem comentários: