segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Crianças portuguesas estão viciadas em smartphones


As raparigas são as que mais usam smartphones. fonte:dailymail
Um estudo revelou que as crianças e os jovens portugueses sentem-se menos aborrecidos e mais próximos dos amigos quando usam um smartphone, fazendo pouco para diminuir a dependência. 501 alunos entre os 9 e os 16 anos foram inquiridos, com 174 a utilizarem diariamente o smartphone e 104 um tablet. Quem mais usa smartphones são as raparigas.  

Os resultados nacionais apontaram para o uso excessivo de smartphone entre os menores, cerca de 57%, superando a média europeia de 48%. Portugal só é ultrapassado pelo Reino Unido com uma média de 65%. 

Mais de metade da amostra, 373 crianças e jovens, são provenientes de lares com estatuto socioeconómico baixo.O acesso ao aparelho surge aos 11 anos, nos rapazes, e aos 13, nas raparigas, indicou a investigação. 

De acordo com o estudo, 86% das crianças e dos jovens sentem-se menos aborrecidos quando usam um smartphone e 85% mais próximos dos amigos. 58% dos inquiridos responde que "nunca ou quase nunca" tentou gastar menos tempo a usar o telemóvel.

76% das crianças portuguesas têm um perfil numa rede social, uma percentagem apenas ultrapassada por Dinamarca,81%, e Roménia, 79%. Os resultados serão discutidos na conferência Crianças e Meios Digitais Móveis em Portugal, que decorre a 28 e 29 de Novembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa.

Fontes: Publico,JN,TVI

Bruno Perdigão, Cristóvão Carreira e João Mendonça

Sem comentários: