quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Estivadores europeus protestam em Lisboa


Trabalhadores dos portos europeus concentram-se hoje às 13h na Praça do Município, em Lisboa, para mais um episódio de um protesto que dura há três meses. Estivadores de oito países europeus, Chipre, Malta, Suécia, Dinamarca, França, Espanha, Alemanha e Bélgica, acompanham os sindicatos da Frente Comum no protesto diante da Assembleia da República contra a aprovação da nova lei do trabalho portuário. Esta confirmada formalmente a presença de 50 estivadores, mas prevê-se que o número seja superior, avançou o Público.


Manifestação dos Estivadores 
 Fotografia © Nuno Pinto Fernandes - Global Imagens
A acção de protesto de hoje coincide com a sessão parlamentar que dará luz verde à proposta do Governo para a alteração ao regime do trabalho dos portos, e representa o culminar de mais de três meses em protesto contra a entrada da nova lei.
A importância deste protesto está patente na "manchete" do site do Conselho Mundial dos Trabalhadores Portuários (IDC - International Dockworkers Council), onde é destacado o anúncio da manifestação dos estivadores portugueses. A frase "we'll never walk alone. Proud to be a docker" (Nunca mais vais caminhar sozinho. Orgulho em ser estivador) é uma referência ao lema da greve dos estivadores do porto de Liverpool, ocorrida nos anos 90, noticiou o Diário de Notícias.

A greve dos estivadores não ameaça o Natal este ano mas as empresas tiveram de encontrar soluções de transporte e suportar mais custos para garantir a entrega dos produtos. As exportadoras viram afectadas as suas vendas para o exterior, acrescidos os custos de transporte e receiam que a credibilidade do país enquanto fornecedor seja afectada.  As greves têm um impacto "imediato no custo dos transportes", afirmou Pedro Cruz, Presidente da Gallo, ao Diário Económico.


Mariana Pinheiro e Sara Cunha

Sem comentários: