terça-feira, 30 de setembro de 2014

China bloqueia Instagram devido aos protestos em Hong Kong


http://www.independent.ie/world-news/asia-pacific/police-fire-tear-gas-at-protesters-in-hong-kong-riots-30623215.html
Manifestante rodeado de gás lacrimogénio desafia a polícia
O serviço de partilha de fotos e vídeos do Facebook faz desde ontem parte da longa lista de sites bloqueados pelo governo Chinês, juntando-se assim ao próprio Facebook. Esta medida foi aplicada para cortar a propagação de imagens dos protestos que estão a decorrer em frente dos edifícios do governo de Hong Kong.

Designada de "Revolução dos chapéus de chuva", a população de Hong kong tem vindo a protestar desde o início do mês contra a nova legislação que apenas permite que os candidatos escolhidos pelo governo Chinês possam concorrer às eleições de Hong Kong.

Gás pimenta e lacrimogénio foram usados nos últimos dias pela polícia para dispersar os manifestantes, o que acabou por alimentar mais o desagrado, mas desta vez nas redes sociais. Weibo, o Twitter chinês, já censurava certas palavras que faziam referência aos protestos. 

Desde que comecou a operar o projecto, a China já bloqueou quase 3 mil sites, incluindo o Google e o Youtube. Este bloqueio apenas afecta a região continental da China, não afectando Hong Kong nem Macau.

Fonte: Globo

João Mendonça

Sem comentários: