terça-feira, 22 de março de 2011

Jornalistas desaparecidos na Líbia


O correspondente iraquiano Ghaith Abdul-Ahad do jornal britânico The Guardian e o repórter Andrei Netto do jornal brasileiro Estado de São Paulo estão desaparecidos na Líbia desde dia 6 de Março. O jornalista iraquiano do The Guardian viajava com o repórter do Estado de São Paulo na altura do desaparecimento.

As últimas notícias dos jornalistas desaparecidos são dos arredores da cidade de Zauia, situada no ocidente do país, palco dos violentos confrontos entre as forças revoltosas e as de Muammar Khadafi. De acordo com o jornal Estado de São Paulo, o repórter brasileiro foi detectado e a embaixada da Líbia está a tentar libertá-lo.

O jornal The Guardian tem estado em contacto com oficiais do governo Líbio em Trípoli e Londres e pediu ajuda urgente na assistência às buscas do jornalista. Abdul-Ahab escreve para o jornal desde 2004 e passou longos períodos a trabalhar na Somália, Sudão, Iraque e Afeganistão e ganhou vários dos mais prestigiados prémios para correspondentes estrangeiros no Reino Unido, afirma o jornal.

Alexandre Miguel Silva Pinho
Mónica Lee Castanheira

Edição: Miguel Morelli

1 comentário:

Anónimo disse...

NOTÍCIA DO SÉCULO. MAIS INFORMATIVO DO QUE O NEW YORK TIMES E O CORREIO DA MANHÃ JUNTOS, PÁ.