sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RTP dá oportunidade a jovens jornalistas

A RTP apresentou no dia 10 de Novembro dois projectos-piloto desenvolvidos em parcerias com universidades, nomeadamente a Universidade Lusófona de Lisboa, com o objectivo de aproximar o ensino do serviço público da televisão.

Em conferência de imprensa no Porto, o presidente do conselho de administração da RTP disse que estes “projectos de dinamização do serviço público” têm como finalidade “aproveitar os talentos escondidos, tantas vezes desperdiçados que o ensino de comunicação forma”.

Os dois projectos apresentados pela RTP incidem sobre temáticas distintas. O primeiro, “Contos de Natal”, resulta de uma parceria com as escolas de cinema e televisão da Universidade Lusófona de Lisboa, IPP Porto, Universidade Católica do Porto, entre outras. Os alunos são convidados a produzir e a realizar curtas-metragens a partir de contos e argumentos de escritores nacionais, entre os quais Francisco José Veigas, Mário Zambujal e Jorge Marmelo. O produto final será depois exibido “numa das plataformas” do canal público de televisão.

O segundo projecto, “A Meu Ver”, está mais vocacionado para a área da informação. O projecto consiste num concurso nacional aberto a todos os estudantes de comunicação social do país visando o desenvolvimento de reportagens sob formato audiovisual.

José Alberto Carvalho encerrou a conferência afirmando que “há um excesso de oferta de cursos de comunicação social em Portugal, que se traduz em falta de oportunidades para os alunos”, e o principal objectivo é dar “oportunidade” aos cerca de 1200 jovens que anualmente se formam em comunicação.

Jorge Almeida, Miguel Simões, Sara Beato e Pedro Fernandes

Edição: Miguel Morelli

Sem comentários: