A SIC e a TVI estão contra o contrato desenvolvido pelo Governo para a RTP |
O novo contrato pensado pelo Governo para a estação pública contempla a criação de novos canais da RTP e apresenta a possibilidade de o canal RTP Informação ser disponibilizado na TDT em sinal aberto, medida que é considerada “abusiva” pelos canais da Impresa e da Media Capital ao mesmo tempo que "introduz distorções insanáveis no princípio da livre concorrência", como vem mencionado no comunicado que apresentaram em conjunto.
Outra crítica que os canais privados de televisão fazem ao contrato é no âmbito publicitário, defendendo que, na conjuntura actual, a “RTP não pode ultrapassar seis minutos de publicidade por hora”. A SIC e a TVI são ainda da opinião que as novas medidas "vão aumentar injustificadamente a despesa e o peso do operador de serviço público”.
Face à polémica, o gabinete do ministro da tutela, Poiares Maduro, já se pronunciou, afirmando que o projecto apresentado pretende promover uma RTP “diferenciadora” e não tem qualquer intuito de a tornar num “canal com vocação comercial”.
Fontes: Correio da Manhã, A Televisão, Sol
Tânia Cabral Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário