Video: Público
Dois repórteres da estação de televisão holandesa PowNews foram agredidos na quarta-feira por responsáveis da Embaixada de Angola, na Holanda.
O episódio foi captado pela câmara da televisão. O caso está a ser tratado ao nível do Ministério dos Negócios Estrangeiros holandês, informou ao jornal Público, fonte da Embaixada da Holanda em Luanda.
O jornalista Danny Ghosens e o operador de câmara procuravam saber por que razão os diplomatas estrangeiros estacionavam mal os automóveis naquela cidade. Esta reportagem correu muito mal quando chegou o momento de abordar o embaixador de Angola na Holanda, Luís José de Almeida.
Avança o Diário de Notícias que Ghosens quis esclarecer com o embaixador de Angola o porquê de estacionarem os carros ali. Um funcionário agrediu o jornalista e fechou a porta. Mais tarde, o mesmo funcionário saiu da embaixada, deu uma pancada na câmara e arrancou a luz da mesma, atirando-a para longe.
Outros elementos da embaixada saíram à rua na tentativa de impedir a presença dos jornalistas. Garantiram que o embaixador Luís José de Almeida não se encontra nas instalações. Porém, o embaixador apareceu e empurrou o jornalista.
A reportagem está a indignar os holandeses. O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou ao canal holandês que vai aguardar a conclusão do processo, para investigar os acontecimentos. Vários parlamentares lamentaram o sucedido e um deputado exigiu o repatriamento dos funcionários responsáveis pelas agressões, revela a AngoNotícias.
Ana Rita Soares e Carolina Sá Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário