quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Helena Garrido assume direcção do Negócios


A jornalista Helena Garrido vai assumir na próxima segunda-feira a direcção do Jornal de Negócios depois da saída de Pedro Santos Guerreiro para o Expresso.

Helena Garrido é a primeira mulher a assumir a direcção de um jornal económico em Portugal
Foto: Negócios.pt

Em comunicado, a Cofina, empresa detentora do jornal, adianta que "Helena Garrido, até ao momento directora-adjunta do Negócios, passará a assumir a direcção do jornal ".

Helena Garrido, que foi diretora-adjunta do jornal nos últimos cinco anos, substituindo assim Pedro Santos Guerreiro, que deixou o diário de informação económica da Cofina na última semana, para assumir a direcção executiva da edição diária do Expresso on-line.

A também professora da Universidade Lusófona, que há um mês ganhou o Prémio Excelência de Jornalismo Económico deste ano, já foi jornalista do Público, Expresso, Diário Económico e Diário de Notícias.

Foto: Negócios.pt
Esta é a primeira vez que uma mulher assume, em Portugal, o cargo de director de um jornal economico. Em declarações à TSF, a economista de formação diz que a sua promoção é a prova que há tectos de vidro que podem ser estilhaçados num mundo no masculino.

Helena Garrido entende que são as próprias mulheres que não querem chegar aos cargos de topo porque muitas vezes têm outras prioridades como a família, outro dos motivos apresentados é o facto de as mulheres continuarem a ter maior peso social na parentalidade. “Se a sociedade aceita que a mulher tenha mais flexibilidade no trabalho quando é mãe, já um homem é olhado de lado se pretender fazer o mesmo”, conclui a jornalista.

Fontes: TSF, DN, Negócios

Neuza Campina Padrão e Eunice Braz


Sem comentários: